CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL ELEITOS PELO ESTADO DO CEARÁ
- Carla Vanessa
- 7 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
A representatividade dentro do parlamento não está avançando, tendo em vista o total de candidatos eleitos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

O final das apurações de votos no estado do Ceará para os cargos de deputado estadual e deputado federal foram acirradas, novos candidatos tentaram chegar ao parlamento e outros, a reeleição.
Após o final da apuração, pode ser observado que mesmo com o avanço das políticas públicas de inclusão, o cenário político ainda se concentra em grande percentual de parlamentares brancos, sendo 15 deputados federais e 31 deputados estaduais eleitos.
No entanto, foram totalizados 22 deputados federais e 46 deputados estaduais eleitos, sendo que 12 são mulheres, e apenas uma é mulher negra, que foi eleita deputada federal. Para deputada estadual, apenas duas mulheres pardas foram eleitas pelo estado do Ceará. Sendo assim, uma minoria em meio ao parlamento, tendo em vista que a população feminina ultrapassa a metade do percentual de pessoas no Brasil.
No total, apenas 7 candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas foram eleitos a deputado federal e 15 para deputado estadual, somando assim 22 candidatos no geral, entre estadual e federal. Sendo 2 candidatos (as) pretos (as), 21 pardos (as) e nenhum indígena entre federais e estaduais. A representatividade dentro do parlamento não está avançando, considerando o total de candidatos concorrentes aos cargos citados para compor o novo pleito eleito.
Outro ponto a ser analisado é o total de investimentos e doações para cada deputado federal eleito, sendo que o maior número foi para Eunício Oliveira (MDB), no valor de $2.933.500,00, e o menor para Júnior Mano (PL), no valor de $531.100,00. Para deputado estadual, o maior número de doações foi para Queiroz Filho (PDT), no valor de $1.229.300,00, e o menor para Stuart Castro (AVANTE), no valor de $111.000,00.
Por: Carla Sousa, Daphyne Rodrigues e Diogo Pimenta.


Comentários